Plano Municipal de Educação de Quarto Centenário está em sua 3ª avaliação

Criado em Quinta, 26 Agosto 2021 Data de publicação Escrito por Super User

O Plano Municipal de Educação (PME) é um documento, com força de Lei, que estabelece metas que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o Município avance no atendimento educacional sendo um dos principais instrumentos de política pública educacional, pois orienta a gestão educacional e referencia o controle social e a participação cidadã.

O PME de Quarto Centenário teve sua lei aprovada no ano de 2015 e possui vigência de 10 anos, e embora seja uma lei muito bem definida, é passível de alterações que são realizadas como resultado de um profundo trabalho de acompanhamento de cada uma das 20 metas e 145 estratégias que compõem o documento. Esse trabalho de monitoramento e avaliação é de responsabilidade da Comissão de Avaliação e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Quarto Centenário, com membros devidamente nomeados para realização de estudos, análise e discussão do documento.

O trabalho de monitoramento e avaliação é constante, e a cada 2 anos a equipe tem a responsabilidade de apresentar à comunidade os avanços obtidos, ocasião em que é possível ainda colher as possíveis contribuições que possam melhorar o processo de educação em todo o ensino básico. Seguindo rigorosamente a agenda de trabalho elaborada para melhor organizar as atividades, o processo segue algumas etapas, sendo: organização do trabalho, estudo do plano e contínuo monitoramento das metas e estratégias e avaliação do Plano.

Neste ano de 2021 está prevista a terceira audiência pública, já agendada para o dia 29 de outubro quando a Secretaria Municipal de Educação espera a participação de toda comunidade escolar e política local, pois se trata de um momento importante para que discussões e possibilidades de melhoria na educação em âmbito municipal aconteçam de forma democrática e participativa.