Projeto Cidadãos do Futuro realiza Feira do Banco Estudantil

Criado em Quarta, 31 Outubro 2018 Data de publicação Escrito por Marcos de cristo

O Projeto Banco Estudantil é um trabalho que vem sendo realizado com alunos do Projeto Cidadãos do Futuro, cujo objetivo é trabalhar a educação fiscal desenvolvendo neles o senso de responsabilidade e valorização, tanto dos objetos pessoais quanto do patrimônio público e também desenvolver habilidades matemáticas através do uso cotidiano por meio de cálculos como débitos, créditos, juros, porcentagem e descontos através de situações problemas, além de mostrar ao aluno a dinâmica de arrecadação que são embutidos nas mercadorias e que depois voltam em forma de serviços públicos.

Os alunos que participam do projeto Banco Estudantil são alunos do 1° ao 5° ano e um grupo de adolescentes. Através da utilização de uma moeda fictícia, os alunos usam seu “dinheirinho” simbólico para adquirir itens nas feirinhas que são realizadas todo mês. Essas feirinhas são diversificadas e ofertam itens como brinquedos, jogos, livros,alimentação entre outros.

Durante as compras, os alunos exercitam a realização de cálculos matemáticos, vivenciando situações problemas, e, exercem a cidadania quando pedem nota fiscal dos produtos adquiridos. Para conquistar o “salário” o mesmo precisa ter freqüência no Projeto, realizar as atividades e ter comportamentos e hábitos responsáveis, ou seja, tudo que ele faz de positivo é revertido em bônus e da mesma forma, as falhas e faltas são revertidas em ônus, com intuito de incentivar os hábitos positivos, a tabela de bônus tem porcentagem maior que a de ônus.

Na ocasião da última feirinha, contemplamos o tema “Alimentação Saudável”, já que no dia 16 de outubro se comemora o “Dia Mundial da Alimentação Saudável” e através de uma parceria com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Bessani e um grupo de produtores rurais, os alunos tiveram a oportunidade de gastar o dinheiro acumulado comprando mercadorias na Feira do Produtor Rural onde haviam produtos diversos como legumes, frutas, verduras, tapioca, pão etc.

Na abertura os alunos foram divididos por turma, sendo que cada turma era responsável em adquirir produtos para o almoço do Projeto Cidadãos do Futuro e a tarefa era adquirir os produtos necessários para a receita do Arroz Primavera. Os alunos foram acompanhados e orientados pela merendeira Rosely, sobre a escolha dos melhores produtos e as quantidades necessárias. Nesta tarefa os próprios alunos realizaram os cálculos de divisão do valor para cada turma de alunos. Ao final da feira, os alunos ainda tiveram a oportunidade de adquirir produtos que puderam ser levados para casa. Lembrando que todos os produtos foram doados pelos feirantes.

Após a feirinha, toda essa dinâmica foi debatida em sala de aula, na qual os alunos realizaram os cálculos de arrecadação conforme porcentagem de ICMS acrescida em cada mercadoria. Assim descobriram quanto de imposto foi pago sobre o valor de cada mercadoria.

A Secretária de Educação Alice Miyashita destacou essa ação como de grande importância: “É um projeto bastante ousado e amplo que trabalha não apenas a questão financeira e suas especificidades, mas tem na interdisciplinaridade seu grande desafio. Além de realizar cálculos, os alunos precisam interpretar as questões diversas, refletem diariamente sobre seus hábitos e ações, são despertados para uma visão econômica e preocupação com seu próprio futuro e precisam trabalhar em equipe. Já conseguimos observar uma grande mudança positiva em nossos alunos, tanto nas questões pedagógicas quanto nas questões comportamentais. Parabéns a todos os envolvidos por mais este trabalho inovador”.