Prefeitura de Quarto Centenário pagará salário de dezembro e terço de férias na quarta (17)
Novamente Quarto Centenário dá mais um exemplo de planejamento, organização e saúde financeira e pagará o salário de dezembro e o terço de férias dos servidores municipais nesta quarta-feira (17).
O anuncio foi feito pelo prefeito Reinaldo Krachinski que reitera seu compromisso com os funcionários do município.
De acordo com o prefeito, o município injetou na economia local e regional cerca de 1 milhão e 800 mil reais nos últimos 18 dias somente com pagamento de salários, 13º salário e terço de férias de seus servidores. “No dia 30 de novembro pagamos cerca de 600 mil reais aos nossos servidores e prestadores de serviços, no dia 5 de dezembro pagamos o 13º salário e agora, no dia 17, pagaremos o salário de dezembro e o terço de férias injetando assim cerca de 1milhão e 800mil reais na economia de Quarto Centenário”, disse Krachinski.
O Secretário de finanças Marcio Krachinski ressaltou que a saúde financeira do município está ótima e que além da antecipação do salário de dezembro e do terço de férias dos servidores, o município solicitou, ainda, a todos os fornecedores para entregarem suas notas fiscais de fornecimento de produtos e prestação de serviços, pois o município pretende pagar a todos até a próxima quinta-feira (18), véspera de feriado.
Já o secretário de administração Edilaldo Machado da Cruz comunicou que a prefeitura entrará em recesso a partir do dia 22 de dezembro e se estenderá até o dia 09 de janeiro.
Equipe do Programa Estratégia da família realizou evento festivo em Bandeirantes do Oeste
Na última semana a equipe do programa ESF - Estratégia Saúde da Família realizou uma reunião com a comunidade de Bandeirantes onde a psicóloga Michelle Castro e toda a equipe agradeceu a comunidade que durante o ano de 2014 abriu a porta de suas casas para que os profissionais de saúde pudessem realizar seu trabalho.
Denominado de HIPERDIA, o encontro teve o sorteio de vários brindes a comunidade, além de brincadeiras e enquanto saboreavam um lanche fornecido pela secretária municipal de saúde ouviram orientações sobre os cuidados com a saúde.
“O encontro teve como objetivo encerrar as atividades desenvolvidas pelo programa ESF durante o ano de 2014 e também para agradecer aos profissionais de saúde e colaboradores pela dedicação em servir a comunidade,” finalizou a psicóloga Michelle Castro.
Prefeito reúne secretários e pede para pagar fornecedores até dia 10 de dezembro
O prefeito de Quarto Centenário Reinado Krachinski reuniu-se com secretários e diretores nesta semana e determinou a todos que solicitem de todos os fornecedores da prefeitura o enviou das referidas notas fiscais até 10 de dezembro para que todos recebam o mais rápido possível.
De acordo com krachinski a prefeitura está com as finanças em dia e ele pretende pagar aos fornecedores durante o mês de dezembro, pois sabe das dificuldades por que passa a economia brasileira e conseqüentemente atinge indiretamente todos os empresários.
“Temos muito respeito àqueles que fornecem produtos e serviços ao nosso município e sabemos que dezembro é o mês de 13º salário, por isso vamos paga-los de imediato contribuindo assim com seu caixa de final de ano”, disse o prefeito.
O secretário de finanças Marcio Krachinski está realizando um excelente trabalho junto a sua secretária e o fruto deste planejamento propcia ao município o pagamento do 13º salário no dia 5 de dezembro e também o pagamento de todos os fornecedores antes do natal.
Quarto Centenário vem se destacando regionalmente como uma referência em gestão pública e com isso consegue manter suas finanças em dia e seus compromissos sendo honrados antes mesmo do prazo de vencimento.
Luta contra violência á mulher foi tema de palestra em Quarto Centenário
A Secretaria Municipal de Saúde de Quarto Centenário em parceria com a Secretaria de Ação Social e CRAS realizou no salão paroquial da Igreja Católica no último sábado “29” um encontro com a comunidade para falar a respeito da violência contra a mulher.
No ultimo dia 25 de novembro foi comemorado o dia Internacional de Luta contra a violência à Mulher, dia que precisa ser lembrado, pois milhares de mulheres são humilhadas, submetidas à tortura, aprisionadas em suas próprias casas e, muitas vezes, mortas, vítimas do machismo.
Na maioria dos casos a mulher não efetua a denúncia do agressor porque possui vínculo afetivo com ele. “É preciso incentivarmos as mulheres a buscarem o exercício do seu direito à dignidade, denunciando este crime toda vez em que ele acontecer”, disse a palestrante Rachel Orciolli.
As violências mais comuns contra as mulheres são:
Violência física; quando o agressor bate na mulher, deixando marcas, hematomas, cortes, arranhões, manchas, fraturas ou ainda a impede de sair de casa.
Violência Psicológica, quando insinua a existência de amantes, ofende a mulher ou seus familiares com freqüência, desrespeita o seu trabalho, critica sua atuação como mãe, fala mal do seu corpo, como também não deixa se maquiar, cortar o cabelo e usar a roupa que gosta.
Violência Sexual; quando força relações sexuais com a parceira, obrigando-a a praticar atos sexuais que não lhe agradam, critica seu desempenho sexual e pratica sexo com sadismo.
Violência Patrimonial; quando o agressor quebra utensílios pessoais, rasga suas roupas, destrói ou esconde seus documentos pessoais, profissionais ou mesmo fotos e objeto de valor sentimental.
Violência Moral; entendida como qualquer conduta que configure calúnia, injúria ou difamação.
Coleta seletiva foi tema de Amostra de Trabalho em Escola de Quarto Centenário
Em Parceria com a secretária municipal de agricultura e meio ambiente de Quarto Centenário, os alunos do 3º A e 3º B da Escola Municipal Germana Afonso Moleiro realizaram no ultimo dia 2 a 3ª Amostra de Trabalhos cujo tema foi a Coleta Seletiva.
A professora Verônica Borges foi à orientadora dos alunos nesta apresentação e disse da importância do envolvimento das crianças que além de aprenderem o funcionamento da coleta seletiva ainda passam a serem disseminadores da campanha nas próprias comunidades e principalmente em seus lares.
O secretario de agricultura e meio ambiente Akio Abe agradeceu a professora Verônica pela iniciativa e acredita que amostra seja um passo importantíssimo para que a coleta seletiva seja um sucesso no município.