Prefeitura está cascalhando estrada da Fontoura
Prefeitura municipal de Quarto Centenário está dando continuidade ao projeto de readequação e cascalhamento das estradas municipais.
De acordo com o prefeito Reinaldo Krachinski compromisso de readequar e cascalhar todas as estradas municipais do município ate o final de seu mandato está sendo levado a sério, prova disso é que após levantamento de Leito e cascalhamento das estradas do Porto 3,Porto 2, Porto 5, Vila Rural, Estrada da Jacutinga Estrada da Figueira, Bairro Santa Rita, dentre outras agora esta sendo realizado o serviço de cascalhamento da estrada da Fontoura.
A referida estrada é muito utilizada por dezenas de proprietários para escoamento de sua produção agrícola e também para transporte de estudantes do município.
“Manter as estradas bem conservadas significa dar qualidade de vida para as pessoas que trafegam por elas e também gera economia para o município tendo em vista que com as estradas em boas condições dificilmente os ônibus do município que trafegam por ela quebram”, disse Krachinski.
O secretário da agricultura Akio Abe tem se destacado a frente de sua secretaria pois vem realizando o maior investimento em readequação de estradas da história de Quarto Centenário.
Ainda de acordo com Akio em alguns dias a estrada da Fontoura estará com o levantamento de leito e o cascalhamento totalmente concluído.
Iniciada a Construção do Muro da Creche e da Escola de Bandeirantes do Oeste
Teve inicio nesta semana a construção do muro da creche e da escola de Bandeirantes do oeste, reivindicação antiga daquela comunidade que agora vê se transformando em realidade.
O prefeito Reinaldo logo que assumiu a prefeitura em 2013 assumiu compromisso com vereadores do Distrito João Batista Koasne, Elizeu de Almeida e Gabriel Caíres, alem da diretora da escola Dilma Barbosa e com a comunidade de um modo geral que durante este mandato iria construir o referido muro, dando assim mais comodidade e segurança para as crianças da creche e os alunos da escola.
As reclamações dos professores eram constantes tendo em vista que o fato da escola ser as margens de uma rodovia estadual, com grande fuxo de veículos, acabava tirando a atenção dos alunos durante as aulas e com isso diminuindo seu aprendizado.
Conforme avaliou a diretora Dilma Barbosa um dos problemas que os professores enfrentaram para prender a atenção dos alunos, enfim será resolvido.
Tanto a diretora, quanto os vereadores agradeceram ao prefeito Reinaldo por mais este compromisso que esta sendo cumprido.
Vale lembrar que esta obra esta sendo executado com recursos próprios do município, fruto ta austeridade administrativa com que o prefeito Reinaldo com o auxílio de sua equipe administrada o município.
Prefeitura de Quarto Centenário efetua limpeza e dedetização de bueiros
A prefeitura municipal de Quarto Centenário concluiu nesta semana os serviços de limpeza e desinsetização e desratização dos bueiros da sede do município e do Distrito de Bandeirantes do Oeste
Este tipo de serviço foi realizado pela primeira vez no município de Quarto Centenário e visam desentupir a rede de esgoto do município que foi realizado com um caminhão que faz o trabalho de sucção das sujeiras e em seguida foi realizado os serviços de desinsetização e desratização e inclusive para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
De acordo com o secretário de saúde Orlando Baggio Scholz a realização desses serviços irá diminuir a proliferação de insetos e também o inimigo número um da comunidade no atual momento que é o mosquito da dengue.
“Estamos fazendo de tudo para combater a dengue e esperamos que a população dê a sua contribuição para vencermos esta luta”, disse o secretário.
Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário iniciou a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME).
A Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário iniciou a elaboração do Plano Municipal de Educação (PME). Na última quarta-feira foi realizada, na Câmara Municipal de Vereadores a primeira reunião com os membros da Comissão responsável por elaborar o documento. O PME tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino. As metas estão estabelecidas em um período de dez anos.
De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Alice Miyashita, a elaboração do PME tem a participação de representantes da Educação Infantil, Educação Inclusiva, dos Ensinos Fundamental I e II, Médio, Universitário e Profissionalizante, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação, que são os segmentos incluídos no PME.
O PME consiste em um planejamento de educação que os municípios devem elaborar, que prevê 20 metas, sendo 19 vinculadas ao acesso à educação, valorização dos profissionais da educação e elevação da qualidade educacional e a outra que estabelece o quanto de recursos serão garantidos para viabilizar as 19 metas. Cada meta é composta de estratégias que apontam as tarefas a serem desenvolvidas para seu cumprimento. O PME segue as etapas de elaboração, aprovação da sociedade, e após ser aprovado pelo poder legislativo e sancionado pela Administração vigente e é transformado em lei municipal.
Parceria entre Prefeitura Municipal de Quarto Centenário e Copacol é sucesso
A Copacol através de seu Programa 4X4 está financiando o projeto de teatro Arte e Risos que está sendo desenvolvido no município de Quarto Centenário através de uma parceria firmada junto a Secretaria Municipal da Educação para ano de 2015.
O Programa 4X4 visa o desenvolvimento sustentável envolvendo a tríade: social-ambiental-econômica.
Dentro deste propósito estratégico da Copacol 4x4 existem ações como o incentivo à cultura, esporte e educação, com participação de 20 mil crianças e adolescentes dos municípios da região.
Em Quarto Centenário optamos em desenvolver uma atividade na área cultural e desta forma, nada melhor que trabalhar o TEATRO, frisou a Secretária da Educação Alice Miyashita.
Para desenvolver essa atividade a Copacol aprovou um projeto no valor de R$ 28.000,00 valor que será utilizado para pagamento do professor, aquisição de acervo de roupas e compra de equipamentos. Os demais gastos necessários bem como disponibilização de espaços serão de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
A previsão é para atendimento de cerca de 200 pessoas entre crianças, jovens e adolescentes sendo que as aulas já acontecem duas vezes por semana no Centro Cultural José Apoloni e ainda há um atendimento exclusivo para os alunos atendidos no Projeto Cidadãos do Futuro que atualmente conta com a freqüência de cerca de 150 crianças diariamente. Mesmo tento tido pouco tempo desde o início das atividades, o Grupo de Teatro Arte e Risos já se destacou em apresentação realizada no dia 28 de abril em evento em Praça Pública em homenagem ao aniversário de emancipação política do município de Quarto Centenário.